Templos Ranakpur são aclamados mundialmente para o seu intrincado e soberbo estilo arquitetônico. Estes templos formam uma das cinco principais peregrinações dos jainistas. Localizado na vila de Ranakpur perto da cidade de Sadri no distrito de Pali de Rajasthan, o templo de Ranakpur encontra-se em uma distância de 95 kms no norte da cidade de Udaipur. O templo é facilmente acessível a partir da cidade de Udaipur como ônibus regulares são facilmente disponíveis. Construído no século 15, os templos de Ranakpur são conhecidos por serem os maiores e mais importantes templos do culto Jain.
O templo é dito ter sido construído por Seth Dharna Sah (um homem de negócios jain) com a ajuda de Rana Kumbha, que governou Mewar no século XV. Ranakpur tem seu nome após o nome do Monarca Rajput e também os templos. O complexo do templo é posicionado em um vale isolado no lado ocidental da escala de Aravalli. Os Templos Jain de Ranakpur são certamente dignos de crédito por sua arquitetura esplêndida. Este templo é construído inteiramente no mármore colorido claro e compreende um porão que cobre uma área de 48000 pés quadrados. Existem mais de 1400 pilares primorosamente esculpidos que suportam o templo.
No complexo, existem vários templos, incluindo Templo Chaumukha, Templo Parsavanath, Templo Amba Mata e Templo Surya. Entre todos eles, Templo de Chaumukha é o mais importante e como o termo Chaumukha sugere, este templo é de quatro faces. O templo de Chaumukha é dedicado ao Senhor Adinath, que é o primeiro 'Tirthankara' dos Jains. A estrutura do Templo é altamente composta com quatro portas diferentes para entrar nas câmaras. Estas câmaras finalmente levá-lo para o salão principal onde a imagem de Adinath está posicionado.
A imagem de quatro faces também simboliza a busca do Tirthankara pelas quatro direções e, finalmente, pelo cosmos. A imagem é cercada por muitos santuários pequenos e abóbadas. Mais uma gama de células com telhados separados circunda estes santuários e cúpulas de novo. As cinco torres elevam-se acima das paredes e cerca de 20 cúpulas sobem do telhado do corredor com pilares. Cada pináculo abriga um santuário eo maior santuário é o importante que se dirige ao altar central. Os tetos do templo são enfeitados com folheados scrollwork e padrões geométricos.
O templo é uma obra-prima da arquitetura e se orgulha de não menos de quatro santuários adicionais. Tem 24 salas com pilares com 80 domos que são suportados por 400 colunas. As partes superior e inferior das cúpulas estão ligadas entre parênteses que possuem esculturas de deidades. Acima de tudo, você ficaria espantado ao ver a uma altura de 45 pés ninfas gravadas tocando flauta em várias posturas de dança. Cada coluna é esculpida de forma intricada e é surpreendente saber que não há duas colunas com o mesmo design.
Além disso, outro atordoamento ato sobre estas colunas é que eles mudam sua cor de dourado para azul pálido depois de cada hora durante o dia. No mandap (salão de oração), os dois grandes sinos de 108 kg cada produzem um som harmonioso no movimento. O templo de Chaumukha é formado como um Nalinigulm Vimana (avião celestial) e fornece a esta estrutura inteira uma aparência celestial. Concebivelmente, é devido à complexidade da estrutura que o templo demorou aproximadamente 65 anos para terminar.
O Templo de Parsavanath é outra atração que vale a pena visitar. Construído em meados do século 15, o templo é famoso por suas janelas gravadas embelezadas com figuras Jain. Parsavanath Templo também é conhecido como Patriyon Ka Mandir. Nas proximidades deste templo, você pode rastrear dois outros templos dedicados a Neminath (santo 22) e Surya Narayan (Deus Sol), respectivamente. Aqui, o templo de Surya Narayan tem projeções de parede inumeráveis com estrutura circular. A visão do Senhor Surya conduzida em seu carro de sete cavalos é verdadeiramente agradável.
O Templo de Ranakpur também foi indicado entre as 77 maravilhas superiores, ao decidir-se para as sete maravilhas novas do mundo. No entanto, o número de maravilhas não pode ser aumentado e alguns ou o outro viria entre os sete primeiros, ainda Ranakpur Templo é, sem dúvida, uma maravilha. Se você estiver em uma viagem a Udaipur, não perca este templo artístico que se tornaria uma parte inesquecível de suas belas memórias