Chittorgarh Fort recebeu o crédito de ser o maior forte da Índia. O forte maciço está localizado em uma colina alta perto do Rio Gambheri em Chittorgarh. Chittorgarh Fort fica a uma distância de 112 kms da cidade de Udaipur, no Rajastão. Este forte foi construído por vários governantes Maurya no século VII. Esta fortaleza enorme cobre uma área de 700 acres, estendendo a 3 kms no comprimento e 13 kms no comprimento periférico. Permanente em uma colina elevada de 180m, o impregnável fort testemunhou três batalhas.
Chittaurgarh Fort é verdadeiramente uma encarnação de cavalaria e orgulho dos Rajputs. O forte tem uma longa história de romance, coragem, determinação e sacrifício. Um vislumbre do forte ainda faz um para pensar a glória dos Rajputs que uma vez viveu aqui. O imponente Fort se orgulha de palácios bem projetados, magníficos cenotafios e enormes torres. O Forte de Chittorgarh tem uma estrutura colossal que é garantido por seus vários gateways fortes.
Chittorgarh Fort é um reconhecimento à coragem dos galhardos governantes Rajput que sacrificaram sua vida combatendo os rivais dominantes em vez de se renderem diante deles. A história deste forte majestoso pode ser rastreada durante o tempo de Khilji. Chittorgarh Fort é dito ter sido a capital dos reis Gahlot e Sisodia que governou Mewar entre o oitavo eo século XVI. O Forte recebeu o nome de Chittrangad Maurya.
O forte foi atacado três vezes e cada vez que foi salvo pelo heroísmo ousado dos guerreiros Rajput. Em 1303, pela primeira vez, este forte foi atacado por Allaudin Khilji para cumprir seu desejo de fazer fora com Rani Padmini. Pela segunda vez, o forte foi saqueado pelo sultão Bahadur Shah de Gujarat em 1535. Em 1567, foi atacado pela última vez pelo imperador Mughal Akbar para conquistar Maharana Udai Singh. Cada vez, um jauhar (suicídio em massa) foi observado e as mulheres da Realeza nunca se submeteram.
Este forte colossal é acessível através de sete enormes portões (Pols) que são compostos de fortes picos de ferro e serviu como uma torre de vigia em tempos anteriores. O caminho para Chittorgarh Fort irá levá-lo através de caminhos entrecruzados que seriam interrompidos em intervalos por sete pols gigantes (gateways). O portão mais importante que você vai encontrar é o 'Ram Pol' (a porta do Senhor Rama) que tem um templo em sua vizinhança. Ao subir mais, você encontraria dois cenotaphs perto de Padal Pol. Estes cenotaphs são dedicados a Jaimal e Kala, que foram matados por Akbar na batalha de 1567.
Em seu caminho, você encontrará Padal Pol, Pol Bhairon, Pol Ganesh, Jorla Pol, Lakshman Pol e Hanuman Pol. Ao lado de Padan Pol, há o memorial que foi erguido na memória de Rawat Bagh Singh. Foi ele quem se uniu ao rei Vikramaditya para lutar contra o sultão Bahadur Shah. O Bhairon Pol foi nomeado para memorizar Bhairondas Solanki, que também lutou em oposição ao sultão Bahadur Shah em 1534. No entanto, o portão principal para entrar no forte é Suraj Pol (o Portão do Sol).
Além desses portões maciços, o Forte tem muitos palácios para se vangloriar de incluindo Rana Kumbha Palace e Palácio Padmini, que são maravilhas da arquitetura Rajput. Palácio de Padimini é o mesmo palácio que costumava servir a bela rainha de Rattan Singh. Rana Kumbha Palace é o lugar que tem adegas subterrâneas onde Padmini rainha cometeu 'Jauhar' juntamente com as crianças e as outras senhoras de casa.
O Forte também inclui vários templos, incluindo Templo Sammidheshwara, Templo Jain, Templo Kalika Mata, Templo Neelkanth Mahadev, Templo Meerabai e Templo Kumbha Shyam. Estes são os templos antigos que têm esculturas notáveis e trabalho intrincado. O reservatório de Gaumukh eo tanque de Bhimtal são outros lugares worth visitar. O reservatório de Gaumukh é um enorme tanque de água que obtém água da rocha em forma de boca de vaca. Nas águas deste mesmo reservatório, Allaudin foi autorizado a ver o reflexo da rainha Padmini que levou a toda a batalha.
Acima de tudo, o forte tem torres que retratam a gloriosa história dos governantes Rajput. Vijay Stambh e Kirti Stambh são as torres mais famosas celebrando a vitória de Rajputs. Kirti Stambh é a torre que literalmente significa 'a Torre da Fama. Construída no século XII, esta torre é dedicada a Adinath ji, o primeiro pensador jainista. Kirti Stambh é uma estrutura de sete andares com a altura de 22 m. Pode-se chegar aos diferentes andares subindo por uma escada estreita de 54 degraus. A torre é embelezada com esculturas de Jain Pantheon.
Falando sobre Vijay Stambh, literalmente significa "a torre da vitória". Vijay Stambh é a estrutura mais impressionante do Forte de Chittorgarh. Foi construído por Maharana Kumbha para comemorar sua vitória sobre Mohammed Khilji no século XV. Esta torre gigante é de nove andares e oferece uma imagem perfeita vista da cidade para baixo de suas varandas. Esta torre enorme estende até a altura de 122 pés e largura de 47 pés quadrados na base. A escada circular desta torre tem 157 degraus. Esta torre imponente levou 10 anos completos para construir. Você pode rastrear esculturas dos deuses hindus nas alcovas desta torre.
À noite, Vijay Stambh é iluminado e parece ainda mais fascinante. Chittaurgarh Fort acolhe muitos turistas em todo o mundo para o seu complexo todos os anos. Além disso, a história deste forte majestoso torna a visita a este lugar mais interessante. Os monumentos magníficos desta fortaleza são definitivamente vale a pena passar algum tempo em reclusão ponderando sobre o heroísmo dos governantes Mewar. Este património fort de Rajasthan é definitivamente um 'must-visitar' lugar que não pode ser concedido a perder.